Os afastamentos por transtornos psíquicos na Caixa foram o principal assunto da negociação sobre saúde entre a CEE e a representação da empresa. Se, alguns anos atrás, as LER/DORT eram as campeãs entre as doenças ocupacionais, hoje esta posição é ocupada por depressão (33%), ansiedade (26%), síndrome de burnout (13%) e síndrome do pânico (11%). Os números são resultado de pesquisa realizada pela Fenae em 2021. No levantamento atual todos os índices relativos a transtornos mentais apresentaram aumento significativo em relação ao estudo anterior.
A representação da Caixa alega que a piora é consequência da pandemia. “A Covid-19 agravou a situação, mas as condições de trabalho já eram precárias antes. Sempre houve assédio moral, cobrança de metas descabidas, a estrutura é deficiente, sistemas não funcionam. Tudo isto foi citado na pesquisa da Fenae”, destaca Rogério Campanate, representante estadual na CEE.
Em resposta, foi apresentado o Caixa Mais Saudável, que prevê o engajamento dos empregados em programas de promoção de saúde. Para Campanate, estas medidas são insuficientes. “Elas atingem público muito reduzido, não têm impacto significativo sobre os problemas psíquicos”, destacou. O sindicalista também ressaltou que não basta oferecer atendimento psicológico. “O tratamento age sobre as consequências, quando o trabalhador já está adoecido. O importante é atuar na prevenção, eliminando as causas”, defende.
A CEE reivindica a criação de GT específico sobre saúde do trabalhador e a empresa ficou de estudar a proposta.
SIPAT, PCMSO, PCD
Os sindicalistas reivindicaram a volta das SIPATs, suspensas com a pandemia e o trabalho remoto, e que a saúde mental tenha destaque na programação.
O PCMSO também foi criticado, por ser ineficiente para diagnosticar problemas psíquicos. Na pesquisa da Fenae, de todos os trabalhadores que relataram problemas de saúde mental, 63% não se afastaram do trabalho para tratamento.
A CEE também questionou a Caixa sobre a piora nas condições de trabalho e saúde para as Pessoas com Deficiência. O tema será discutido detalhadamente em mesa específica.