Os bancários e bancárias do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Campos e Sul Fluminense e de cidades vizinhas deram um passo importante para caminhar lado a lado com os que defendem a democracia. O Comitê de Lutas da Federa-RJ foi lançado na noite desta segunda-feira (8/08), com representatividade de diferentes municípios.
“A nossa luta este ano é por uma campanha salarial vitoriosa e temos certeza que vamos conquistar bons resultados, mas penso que nossa luta é maior. Pouco adiantará se não contribuirmos para um país melhor para todos e todas, um Brasil com emprego, direitos e sem fome. Estamos enfrentando esse duplo desafio este ano”, afirmou Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ.
Sindicatos, como Teresópolis, Petrópolis e Rio, já criaram seus comitês próprios. O Brasil conta com mais de 50 comitês bancários e a meta é de ultrapassar os 300.
“O Comitê da Federa-RJ faz parte da nossa campanha nacional, como discutimos no Congresso da Contraf: precisamos debater o Brasil que a gente quer. E é um Brasil com fraternidade, distribuição de renda e essa é uma luta que precisa ser travada”, afirmou Vinícius Assumpção, vice-presidente da Contraf-CUT e membro da Comissão Nacional dos Comitês de Luta.
No lançamento do Comitê, foi ressaltado que a união e o apoio mútuo são fundamentais no cenário atual.
“Infelizmente, temos visto a sociedade conservadora, mas estamos na luta. Vamos permanecer nas ruas dialogando com a população e ressaltando a importância da eleição na derrota do fascismo”, afirmou Claudio Mello, presidente do Sindicato dos Bancários de Teresópolis.
Atividades conjuntas entre os sindicatos, estímulo à adesão à carta em defesa da democracia e criação de comitês específicos por bancos são algumas das propostas levantadas no encontro.
“Comitê Federa-RJ na luta com você!”, esse foi o nome escolhido pelos integrantes para batizar a iniciativa. A ideia é, justamente, convidar bancários e bancárias a participar.
“Queremos fechar 2022 com vitória para a categoria e para toda a população. Nosso Comitê renova a esperança de que vamos conseguir juntos e juntas reconstruir o país”, afirmou Adriana Nalesso.
Bancários Rio SindBancários Petrópolis Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Teresópolis Bancários Sul Fluminense, Sindicato dos Bancários Niterói e Região, Bancários Campos dos Goytacazes.