A presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, visitou nesta quinta-feira as dependências da Plataforma Digital Personalité do Itaú no Rio de Janeiro, onde conversou com os trabalhadores das Agências Digitais, que quase sempre têm menos contato com os sindicalistas do que os que atuam em agências tradicionais.
Adriana falou sobre a CCT recém assinada e os ataques a direitos que a categoria vem sofrendo. “Este ano tivemos uma negociação dificílima, que levou mais de dois meses e terminou depois de duas madrugadas de discussões. Também enfrentamos Medidas Provisórias do governo e Projetos de Lei que ameaçaram nossos direitos, como a MP do auxílio-creche e as ameaças à jornada de trabalho da categoria. O teletrabalho também foi um tema importante que conseguimos incluir na CCT. Apesar da postura da Fenaban, conseguimos um acordo que garante todos os nossos direitos por mais dois anos”, enumera a presidenta da Federa-RJ.
A representante da Federa-RJ na COE Itaú, Maria Izabel Menezes, também destacou que o Acordo Aditivo específico da Plataforma Digital está em negociação. “Depois da reforma trabalhista, as empresas passaram a poder assinar acordos individuais com os trabalhadores, que sofrem pressão para abrir mão de direitos. O acordo coletivo afasta esta situação e garante os mesmos direitos a todos”, destacou Maria Izabel.