O Santander é o único dos cinco grandes bancos que não vai abonar as horas não trabalhadas em dias de jogos da Seleção na Copa. A Contraf-CUT contatou a empresa com antecedência para solicitar o abono, mas o banco, de imediato, informou que não pretendia abrir mão da compensação. Em comunicado enviado na segunda-feira (21), foi confirmada a decisão.
A Febraban divulgou o horário de funcionamento bancário nos dias de jogos do Brasil na primeira fase, com horários diferenciados de abertura e fechamento. Quando as partidas forem às 16h o período será reduzido em apenas uma hora. Em dias de jogos às 13h, as unidades ficarão abertas por três horas a menos. Nas oitavas e nas semifinais, os jogos serão às 16h, reduzindo o atendimento em uma hora. As partidas da fase final ocorrem no fim de semana, não interferindo no total. Mas nas quartas de final o quantitativo de horas pode crescer muito, já que uma das datas possíveis cai numa sexta-feira, com a partida começando ao meio-dia, e ainda não foi definido o expediente bancário nesta situação.
Na Espanha, o banco não vai precisar fazer ajustes, já que o atendimento bancário vai só até as 14:30. Como nenhum jogo da seleção espanhola será exibido antes das 15h, em nenhuma fase da competição, os funcionários do banco no país-sede poderão assisitir às partidas depois de cumprir sua jornada.
A insistência do Santander vai prejudicar muito os funcionários. Se todos os bancários e bancárias ainda cumprissem a jornada de seis horas, a compensação seria menor. Mas um número cada vez maior de bancários trabalha oito horas diárias e, só na primeira fase da Copa, serão 11 horas a compensar, ao invés de cinco para quem cumpre seis horas.
A postura intransigente do banco espanhol está provocando descontentamento. “Mesmo sendo o único banco estrangeiro entre os cinco maiores, não há justificativa para o Santander agir desta maneira. O banco está no Brasil há 25 anos e já conhece bem a nossa cultura e a importância do futebol e da Copa para os brasileiros”, critica Marcos Vicente, representante da Federa-RJ na COE Santander.