Juvandia Moreira recebe título de Cidadã Carioca

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira Leite, recebeu das mãos do vereador Reimont o título de Cidadã Honorária do Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu na noite de quarta-feira, 30, no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores.

Contando um pouco de sua trajetória pessoal, Juvandia destacou que a visão da jovem que saiu do interior da Bahia para cursar Direito se transformou pela experiência sindical: “Achava que, sendo Juíza, eu faria justiça. Mas foi na luta dos trabalhadores que descobri que a justiça que eu queria fazer era a justiça social. E isto eu só poderia fazer na luta coletiva”, relatou.

A presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, compôs a mesa e destacou a importância da atuação de Juvandia como dirigente sindical. “A luta da Juvandia transcende a luta da categoria bancária”, ressaltou Adriana. As mulheres sindicalistas que participaram do evento destacaram que a presidenta da Contraf-CUT sempre estimulou outras mulheres a ocupar espaços na política e a combater o machismo estutural na sociedade.

Os Sindicatos dos Bancários de Campos, Niterói, Petrópolis, Rio de Janeiro e Teresópolis enviaram dirigentes para participar da homenagem. A CUT-Rio e sindicalistas de outras categorias também se fizeram representar.

Com a ajuda dos sindicalistas cariocas, a nova cidadã honorária já está aprendendo o “carioquês”. A cerimônia foi encerrada com a execução de “Cidade Maravilhosa”, hino do município do Rio de Janeiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS