O último boletim InfoGripe da Fiocruz, que monitora as infeções respiratórias, foi publicado no dia 29 e aponta o crescimento dos casos de Covid-19 em 20 dos 27 estados. As recomendações de prevenção continuam as mesmas: usar máscaras adequadas, higienizar as mãos com frequência e evitar aglomerações.
O relaxamento das medidas de prevenção provocou o aumento do número de casos desde meados de outubro e esta tendência permanece. Com as características climáticas típicas da primavera, muitas pessoas são infectadas pelo Sars-Cov-2, mas confundem os sintomas com os de uma gripe comum ou crise alérgica. Assim, não fazem isolamento, nem são testadas, e acabam espalhando o vírus. Outro problema é a cobertura vacinal insuficiente, já que muita gente ainda não tomou todas as doses recomendadas.
As agências bancárias são locais de risco para a contaminação, por serem ambientes fechados e receberem grande fluxo de pessoas. “As Comissões de Empregados dos bancos já estão pressionando as direções das empresas pela adoção de protocolos de prevenção eficazes, mas as medidas já empregadas não têm sido suficientes”, critica Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ.
É preciso que os bancos voltem a exigir o uso de máscaras, controlar o fluxo de pessoas nas unidades, estimular a testagem e garantir o afastamento dos adoecidos.