Dias 23 e 24, aconteceu em São Paulo o 4º Seminário Jurídico Nacional, organizado pela Contraf-CUT, com a presença de representantes de sindicatos e das 11 federações, que fazem parte do Comando Nacional dos Bancários. O objetivo foi aprofundar a discussão sobre questões de interesse das categorias bancária e financiária.
Para Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ, o encontro é importante porque debate os desafios e a organização do ramo financeiro. “Um importante seminário para refletirmos sobre a atual legislação frente aos avanços tecnológicos e diversas formas de contratações que resultam em aumento da precarização no ramo financeiro”. Além disso, como nossa campanha já começou, é super importante que as entidades sindicais estejam alinhadas para avançar em conquistas para a categoria, complementou Adriana.
Sávio Barcellos, presidente do Sindicato dos Bancários de Petrópolis, analisou que o Seminário Jurídico foi de grande importância, pois debatemos vários temas de interesse da categoria e para a organização da Campanha Salarial. Foi lançada também a cartilha do Teletrabalho, onde trata sobre o trabalho à distância, o cuidado sobre a saúde, o controle da jornada entre outros aspectos importantes.
Já Claudio Mello, presidente do Sindicato dos Bancários de Teresópolis, enfatizou que o evento deu oportunidade para que as assessorias jurídicas pudessem trocar informações e traçar estratégias para a campanha desse ano que será desafiadora e muito importante para ampliar a representação do ramo financeiro.
Fabiano da Silva, diretor de Bancos Privados da Federação, avaliou o Seminário Jurídico promovido pela Contraf-Cut como muito importante e esclarecedor. “Temas relevantes como Teletrabalho, Pejotização bancária e a Perspectiva da Campanha Salarial foram debatidos. Ficou muito evidente que esse ano teremos uma Campanha Salarial difícil, mas estamos otimistas”.
Vamos juntas(os). Juntos somos mais fortes!