Essas palavras definem os Encontros Prévios à Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias, organizados pela Federa-RJ, que aconteceram em todos os Sindicatos da Base da Federação no Estado do Rio de Janeiro, durante o mês de abril. O objetivo foi levar informação qualificada e dados da realidade da categoria bancária aos diretores e dirigentes de base. Em todos os eventos houve uma exposição da técnica do Dieese, Milene Alves, sobre alguns eixos que estarão em debate na Campanha Nacional, como emprego decente, igualdade de oportunidade entre homens e mulheres e saúde dos(as) trabalhadores(as).
Para Adriana Nalesso, é fundamental que a categoria esteja bem informada sobre os desafios que serão enfrentados para avançar nas conquistas para a categoria. “Sabemos que os banqueiros sempre quiseram tirar nossos direitos, mas estamos aqui porque somos maiores que eles, por isso, organização e mobilização são fundamentais para o sucesso da negociação”, explicou.
Os diretores dos Sindicatos consideraram que saíram fortalecidos do debate.
Rafanelle Aves, presidente de Campos, primeiro a receber o encontro, agradeceu muito a presença da Federação no Sindicato e avaliou que, depois da iniciativa, vai ficar mais fácil definir as prioridades da categoria.
Em Niterói, Jorge Antônio escutou atentamente as informações, ressaltou a importância da união e se mostrou otimista com a negociação avançar em conquistas para a categoria.
Já Sávio Barcellos, presidente do Sindicato de Petrópolis, enfatizou que a luta será árdua, é só com a união da categoria os bancários e as bancárias sairão vitoriosos.
José Ferreira, presidente do Bancários Rio, avaliou que foi uma excelente iniciativa, com informações valiosas para informar e formar para uma campanha nacional vitoriosa.
Julio Cunha, presidente do Sindicato do Sul Fluminense, considerou que esta iniciativa preparatória ajuda a diretoria a se sentir segura e informada para traçar propostas para as conferências Estadual e Nacional.
Claudio Mello, presidente de Teresópolis, valorizou a oportunidade para os dirigentes de base. “Com estas informações vai ficar mais fácil dialogar e atrair bancários e bancárias para a Campanha Salarial 2024”.
A próxima atividade preparatória à Campanha Nacional já está agendada. Será neste sábado, dia 4, no Encontro dos Bancos Privados e Públicos no Estado do Rio de Janeiro. Procure o seu sindicato e participe.