Termina Conferência Nacional dos Bancári@s


“A Conferência deixou claros os desafios atuais revelando o retrato da categoria bancária diante da mudança profunda do sistema financeiro. Temos que enfrentar essa nova realidade em defesa de bancários e bancárias, mas também colaborar para mudar a realidade do Brasil. Somos um país rico com 14 milhões de desempregados, perdemos direitos, voltamos para o mapa da fome. Os ricos ficaram mais ricos durante a pandemia, a concentração da renda aumentou. O país é o 7º com maior número de bilionários no mundo enquanto a miséria cresce. É preciso refletir, ocupar as ruas e lutar por um país mais justo. Finalizamos mais fortes a Conferência. Lutar sempre, desistir jamais!”

A declaração da presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, reflete o espírito da 23ª Conferência Nacional d@s Bancári@s. Os seis sindicatos filiados à Federação das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Estado do Rio de Janeiro estiveram representados no evento com 122 delegados. Dirigentes dos sindicatos dos bancários do Rio de Janeiro, Niterói, Teresópolis, Petrópolis, Campos dos Goytacazes e Sul Fluminense participaram dos debates e aprovaram o Plano Luta composto por 110 propostas trazidas pelas conferências estaduais e regionais. Confira as propostas na íntegra no site da Contraf-CUT.

Além dos temas específicos da categoria, como teletrabalho, mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos, crescimento das fintech, ameaça aos bancos públicos, entre outros, a Conferência debateu também, conforme ressaltado por Adriana Nalesso, a urgência de combater a desigualdade. O tema foi central nas mesas que contaram com a participação da ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff, Tereza Campello; a presidenta do Instituto Justiça Fiscal, Maria Regina Paiva Duarte; a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann; o coordenador do MTST, Guilherme Boulos; e o deputado federal Orlando Silva(PCdoB).

Delegados e delegadas aprovaram o #ForaBolsonaro e a participação da categoria nos atos pelo fim do #GovernoDaMorte, no dia 7 de setembro. O evento foi encerrado com energia e fazendo valer o slogan da Conferência: #VidaÉLuta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS