Assembleias realizadas na noite de sexta-feira em todo o país rejeitaram as propostas apresentadas pela Fenaban. Bancários e bancárias assistiram à apresentação virtual realizada pelos dirigentes de seus sindicatos e votaram pela plataforma Votabem. A categoria deixou claro que não aceita a perda salarial de 2% nos salários e o reajuste insuficiente para VA e VR.
A proposta de PLR com reajuste da parcela fixa em 100% da inflação também foi rejeitada. Como o cálculo valor é feito com base numa percentagem dos vencimentos, o índice rebaixado para os salários tem impacto no valor a ser pago aos trabalhadores e trabalhadoras.
As plenárias também aprovaram a instauração do estado de assembleia permanente, que permite convocatórias imediatas de novas consultas, sem necessidade de cumprir prazos legais. Isto quer dizer que, a qualquer momento, os bancários e bancárias podem ser chamados a votar novas propostas.
A Fenaban se comprometeu a apresentar nova proposta global na próxima rodada de negociação, marcada para segunda-feira, a partir das 14h.
Participe da pressão nas redes.