A segunda mesa do Encontro das Empregadas e Empregados da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro, que acontece tanto virtualmente como presencialmente no Sindicato dos Bancários do Rio, neste sábado, 4/6, foi apresentada por Rita Serrano, Representante dos Funcionários no Conselho de Administração (CA).
Durante “A CAIXA e o Brasil que a gente quer”, Rita comentou o atraso que o país sofreu nesses últimos 3 anos, mas lembrou que os funcionários da Caixa possuem uma organização muito forte, com entidades atuantes na representação da organização dos trabalhadores. Ela afirmou o compromisso das empregadas e empregados na defesa da entidade pública “Por exigência da nossa realidade e por vocação, nós temos compromissos com a população, nós temos essa veia, no nosso DNA a questão da coisa pública”. E ressaltou “Esse governo vai acabar e cada um vai fazer a sua parte para acabar mesmo, nós vamos conseguir com todas as dificuldades chegar ao final dele com a Caixa ainda íntegra”.
Em seguida foi a vez da explanação do Conselheiro Fiscal da Funcef (Fundo de Pensão dos Empregados da Caixa Econômica Federal), Heitor Manegale na mesa intitulada “FUNCEF – Construindo hoje o nosso amanhã”.
Ele destacou que a migração do REB para outros planos é uma vitória que está prestes a acontecer depois de muitos anos de luta. Isso quer dizer que as pessoas vão poder migar o crédito do REB para o novo plano sem perder o que já acumulou.
Após um breve intervalo, aconteceu o debate e aprovação entre os participantes tanto virtuais como presenciais das propostas que preveem a regulamentação do teletrabalho e a ampliação e regulamentação do home office; renovação do parque tecnológico (equipamentos, internet); concurso público; equipamentos específicos para pessoas portadoras de deficiência; plano de realocação de pessoal; capacitação para atendimento interno e externo que leve em conta a diversidade; proibição de atendimento presencial e virtual simultâneo; restabelecimento do contrato do REG/Replan e a eleição de 50% de representantes das empregadas e empregados no Conselho de Administração.
Essas propostas serão encaminhadas para o CONAFEC – Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal que irá acontece nos 8, 9 e 10 de junho em São Paulo. Também foram escolhidos as 26 delegadas e delegados que irão participar do Congresso. Metade estará presencialmente e a outra virtualmente.