Encontro da Caixa começa com defesa dos Bancos Públicos

O Encontro das Empregadas e Empregados da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro começou neste sábado, 4/6, com a saudação presencial da presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso. Ela lembrou da importância da defesa dos bancos públicos, destacando que a Caixa exerce um papel social oferecendo, por exemplo, créditos para as pessoas de baixa renda, público que não interessa para aos bancos privado pela baixa rentabilidade.

Logo após, foi a vez do secretário de Bancos Públicos da Federa-RJ, Marcos Alvarenga que virtualmente destacou não só a importância de fechar o Acordo Coletivo antes de 1º de setembro, data base da categoria, como também a eleição de Lula e parlamentares comprometidos com a pauta dos trabalhadores.

Cláudio Mello, presidente do Sindicato de Teresópolis, que também participa virtualmente do Encontro, ratificou a fala de Alvarenga, que também é presidente do Sindicato de Petrópolis, acrescentando que a eleição de Lula precisa ser no primeiro turno para varrer de vez esse governo entreguistas das empresas públicas.

O presidente do Sindicato dos Bancários Rio, José Ferreira, anfitrião do evento presencial, que acontece no auditório do BancáRio, falou que um dos grandes desafios é renovar a Convenção Coletiva e o Acordo da Caixa preservando os direitos nesse momento de ataques aos trabalhadores.

Os pré-candidatos as próximas eleições, Paulo Matileti, Rodrigo da Silva e Reimont Otoni também participaram da abertura.

Logo após as falas foi aprovado o Regimento Interno e aberta a primeira mesa apresentada pelo economista do DIEESE, Fernando Amorim, “Qual Sistema Financeiro para Qual Projeto de Desenvolvimento?”

NOTÍCIAS RELACIONADAS