FEDERA-RJ inicia encontros prévios à conferência estadual no sindicato de Campos

A Federa-RJ esteve no Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região, na noite desta terça-feira (2), para dar o pontapé inicial nas atividades que antecedem a Conferência Estadual dos Bancários. Durante o encontro, foram apresentados os pontos principais para a campanha salarial da categoria: Tecnologia e Emprego no Ramo Financeiro; Igualdade de Oportunidades; Saúde do Trabalhador e Segurança Bancária; Cultura e Perspectivas para a Campanha Salarial da categoria bancária em 2024.

A técnica do Dieese, Milena Alves, apontou uma redução do emprego bancário, um crescimento dos trabalhadores do ramo financeiro (porém com salários menores, jornada maior e menos direitos) e ainda um avanço no orçamento dos bancos de 76,3% na área de tecnologia nos últimos quatro anos.

Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ, pontuou que há um diálogo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para estimular a participação feminina nessas áreas e lembrou que, apesar da aprovação da Lei de Igualdade Salarial, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, a participação das mulheres em cargos de chefia ainda é muito inferior a dos homens.
A presidenta da Federa-RJ ressaltou ainda a importância de captar os trabalhadores do ramo financeiro que estão trabalhando de forma precarizada nos bancos digitais e nas fintechs e aproveitou a oportunidade para lançar o vídeo da campanha “Banco está pior que Uber”, criticando a chamada “uberização” da categoria, que tem migrado para os bancos digitais sem os direitos adquiridos pelos bancários.

O presidente do Sindicato de Campos, Rafanele Alves Pereira, agradeceu a participação de todas e todos e elogiou a iniciativa da Federação. “A Federa-RJ é uma federação nova, mas presente. Vamos dialogar com a categoria para pensarmos as propostas que vamos tratar nas conferências. Sindicato só é forte com todos juntos”, finalizou.

Pela Federa-RJ estiveram presentes no evento Adriana Nalesso, presidenta da Federação, Luiz Otávio, diretor de formação e Milena Alves, economista e técnica do Dieese.

NOTÍCIAS RELACIONADAS