Mais uma vez a ação de dirigentes sindicais conquistou uma vitória para a categoria bancária.
Pela segunda vez essa semana, a votação do Projeto de Lei 4772/2021, que permite a retirada das portas giratórias das agências bancárias, foi suspensa nesta quinta-feira.
Logo após a decisão, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado André Ceciliano (PT), recebeu representantes sindicais para uma reunião. O parlamentar ouviu os argumentos apresentados pela presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, do presidente da Fetraf RJ/ES, Nilton Esperança, do presidente do Sindicato dos Bancários Rio, José Ferreira e do coordenador do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense, Pedro Batista.
Os dirigentes falaram dos riscos que, não só os bancários e bancárias ficarão expostos, assim como clientes e usuários de bancos sem as portas giratórias.
Durante o encontro, André Spiga, diretor do Sindicato dos Bancários do Rio e membro do Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT apresentou estudo realizado em Recife comprovando queda de 50% nos números de assaltos após a instalação das portas.
Ao final da exposição dos dirigentes, Ceciliano afirmou que vai retirar a assinatura do projeto e viabilizou uma audiência com o autor a PL deputado Rosemverg Reis (MDB) que deve acontecer na próxima semana.