Congresso da Contraf-CUT, realizado entre os dias 1 e 3 de abril, foi de boas discussões – 3 de abril de 2022
O 6º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), realizado no último fim de semana em São Paulo, contou com participação ativa dos dirigentes dos sindicatos dos bancários filiados à Federa-RJ. Presencial ou virtualmente, diretores e diretoras dos bancários de Campos dos Goytacazes, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Rio de Janeiro e Sul Fluminense, acompanharam e fizeram intervenções nos debates sobre temas como o raio x dos bancos e bancários; o projeto de regulamentação do sistema financeiro; o futuro das organizações sindicais e análise de conjuntura.
O lema do Congresso, “Reconstruir o Brasil que a gente quer”, orientou as discussões e a estratégia do plano de lutas. O ano de 2022 é considerado desafiador pela campanha nacional da categoria bancária e também pelas eleições, decisivas para o resgate de direitos que foram tomados dos trabalhadores e das trabalhadoras nos últimos anos.
Os delegados e delegadas terminaram o Congresso com a eleição da nova diretoria da Contraf-CUT. Além da reeleição da presidenta Juvandia Moreira, a nova direção traz como destaque uma conquista histórica: 43% da diretoria é agora composta de mulheres, resultado da mobilização por equidade na categoria.
A presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, avaliou o Congresso como muito positivo.
“Quero parabenizar a companheira Juvandia, uma mulher determinada, forte e combativa que nos liderou brilhantemente em um momento muito difícil de ataques à democracia, aos nossos direitos e aos sindicatos. No seu mandato resistimos, preservamos nossos direitos e garantimos conquistas como as cláusulas de prevenção à violência doméstica, teletrabalho, além do Acordo Covid-19. Permanecemos em movimento e na luta por um país sem fome, com direitos, soberano, democrático e com equidade. A eleição de tantas mulheres para a diretoria deve ser comemorada porque mostra que nossa luta por equidade está dando resultado também nas entidades sindicais”
A presidenta da Federa-RJ também ressaltou a importância dos debates no encontro. “O Congresso teve exposições excelentes e nos fez refletir sobre o mundo que queremos. Debatemos sobre o novo mundo do trabalho à luz das novas tecnologias, sobre a necessidade da regulamentação do sistema financeiro, sobre a urgência de nossa reorganização para enfrentar os desafios. Saímos do evento com um Plano de Ação potente. Agora é trabalhar e muito. Este ano temos eleições decisivas para trabalhadores e trabalhadoras. E temos a campanha nacional da categoria bancária”. Adriana finalizou lembrando que “O mundo não é dos que esperam. O mundo é dos que realizam. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história de resistência e conquistas”, comemora a presidenta da Federa-RJ.